Escolha do Amanhã - Colégio Americano (American School)

Ribeirão Preto - (16) 3623.0344

Nutrição

A boa nutrição tem papel fundamental no crescimento, desenvolvimento adequado e promoção da saúde, resultando na prevenção de doenças cardiovasculares, obesidade, desnutrição e suas conseqüências.

Uma alimentação saudável e balanceada deve ter início na infância e se manter durante toda a vida garantindo bons resultados na fase adulta. Todos os alimentos podem fazer parte de uma alimentação equilibrada, devendo combinar-se uns com os outros com o objetivo de atender as necessidades de energia e nutrientes de que o organismo necessita. Para isso, devemos consumir uma grande variedade de alimentos, distribuídos ao longo do dia, levando em consideração a necessidade energética de cada indivíduo, que varia conforme a idade, peso, estatura e atividade física.

A Pirâmide Alimentar é um ótimo instrumento para a escolha de alimentos saudáveis e hábitos alimentares balanceados. Abaixo segue ilustração da pirâmide alimentar.

1. Pães, cereais, grãos e massas constituem a base da pirâmide, devendo ser consumidos em uma maior quantidade na dieta. São ótimas fontes de carboidratos, proporcionando energia ao organismo. Também são fontes de minerais, vitaminas e fibras, principalmente os alimentos integrais.

2. As frutas oferecem grande variedade de nutrientes, são ricas em vitaminas, minerais e fibras. As vitaminas e minerais têm grande valor para o crescimento e desenvolvimento, enquanto as fibras regulam o funcionamento intestinal e previnem doenças. São boas opções como complemento de lanches, sucos e sobremesas.

3. Vegetais- uma combinação desses alimentos fornecem fibras e inúmeras vitaminas e minerais. Esses devem entrar nas principais refeições, em forma de saladas, refogados ou incorporados a outros pratos.

4. Leite e derivados são responsáveis pela oferta de proteínas, cálcio e vitamina D, relacionados na formação de ossos e no crescimento.

5. Carnes em geral, ovos e leguminosas, proporcionam proteínas e ferro para a formação muscular.

6. Alimentos doces e gordurosos estão no topo da pirâmide. Uma pequena quantidade de gordura é necessária, por isso as fontes desses alimentos devem ser consumidas em proporções controladas. Por serem altamente calóricas, grandes porções ou o freqüente consumo destes alimentos, inibem o apetite para alimentos mais saudáveis e podem promover a obesidade.

A família e a escola têm a responsabilidade de favorecer a adoção de um comportamento saudável por parte das crianças, para que assim, encontre um equilíbrio alimentar e alcançe um boa qualidade de vida.

Praça Rudolf Steiner, 8 - Jardim São Luiz - Ribeirão Preto - SP
Fone/Fax. (16) 3623-0344 - secretaria@escoladoamanha.com